segunda-feira, 29 de junho de 2009

O Instante Desisivo

Henri Cartier-Bressom nasceu na França em 1908 e foi criado num ambiente artístico, mas se interessou mesmo pela fotografia em 1932, quando conseguiu sua primeira "maravilhosa Leica" (marca de máquina fotográfica que usou durante toda a sua carreira).

Ele nunca recortou um negativo, os positivava completos, o que demostrava a sua obsessão pela perfeição dos enquadramentos nas suas imagens.

Henri Cartier-Bressom foi co-fundador da agência Magnum Photos (junto com Robert Capa, Bill Vandivert, George Rodger e David Seymour) em 1947.

O grande legado que o fotógrafo deixou para o mundo é a filosofia do "instante desisivo", compondo com rigor, observando gestos, misturando elementos e clicando naquele breve instante em que tudo aquilo tem maior significado.

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Princesas

A Fotógrafa Dina Goldstein fez um maravilhoso trabalho onde vemos as princesas dos contos de fadas, em finais... não tão felizes.

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Entrevista com Paulo Alcântara


No ultimo dia 27-5 estive encarregado de tirar fotos numa entrevista que a revista Circuitos realizou com o cineasta baiano Paulo Alcântara.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Retrato Robert Mapplethorpe



Este é um dos mais marcantes retratos que Robert Mapplethorpe fez dele mesmo. Já com AIDS, ele monstrou ao mundo através dessa foto que não tinha medo da morte.

Robert Mapplethorpe morreu de complicações derivadas da AIDS no dia 9 de março de 1989, aos 42 anos de idade. Antes de morrer, fundou a Robert Mapplethorpe Foundation que, a partir da morte do fotógrafo, não só se dedicou a difundir sua obra, mas também vem doando milhões de dólares para o financiamento de pesquisas para a luta contra a AIDS.

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Em ação





















Meu Colega Uran, registrou "O momento" em que consegui grandes registros, grandes fotografias na saida à Feira de São Joaquim.